Google Maps Street View
Nova Serrana foi surpreendida com a presença
do carro da Google Street View que começou a circular pelas ruas da cidade essa semana. O veículo chamado de Cityblock tem o objetivo de fotografar as áreas e ruas públicas.
O veículo possui 15 câmeras digitais e um conjunto de lasers que fotografam em 360° a área em volta e armazena as imagens em um computador instalado dentro do carro. A cada 10 ou 15 metros rodados, são disparadas 15 fotos em 360 graus com alcance de 270 graus na vertical.
Os dados que o Cityblock captura são usados em produtos da Google como o Google Street View. O Google Maps com Street View permite explorar lugares no mundo todo através de imagens em 360 graus no nível da rua. A ferramenta permite visitar e conhecer imagens reais de vários lugares do mundo.
O Jornal O Popular conversou com o assessor
de comunicação da Google, Marcelo Hardt,
que contou que em relação a disponibilidade
das imagens de Nova Serrana na ferramenta
do Google Street View, não há uma data para
a publicação. "Em geral colhemos imagens
de toda uma região para fazer uma nova
atualização do produto. Ainda estamos na fase
de coleta e depois temos o tratamento de todas
as imagens. Ai sim fazemos uma nova carga de conteúdo no sistema", disse Marcelo.
O carro do Google irá permanecer na cidade por pelo menos duas semanas. Na atual fase estão sendo fotografadas 51 cidades divididas em 3 estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em nossa região já foram fotografadas as cidades de Dores do Indaiá, Luz e Divinópolis. Os trabalhos acontecem todos os dias das 10h às 16h e em dias de chuva o carro não trabalha, mesmo as câmeras sendo a prova d’água.
O Google Maps é um conjunto de mapas de todas as cidades e ruas do mundo e o Street View é uma funcionalidade adicional deste serviço. "Nem todo mundo consegue interpretar um mapa com naturalidade", explica Marcelo Hardt. "Faz muito mais sentido olhar o mapa através da realidade das ruas e nosso serviço traz a representação gráfica e agrega a ela uma representação real das localidades e das referências geográficas".
As câmeras fotográficas captam imagens do horizonte e do céu, fornecendo uma captura de 360º na horizontal e 270º na vertical. Ao fotografar as ruas, um GPS marca as imagens para que o computador identifique onde é o local. "As imagens são tratadas por um software proprietário desenvolvido pelo Google, criando uma espécie de bolhas", diz o diretor de comunicação. "A sensação é que se trata de uma imagem única que, quando associada a outras capturas, dará uma ilusão de sequência ao se navegar pelo Street View".
Privacidade
Outra preocupação é com a privacidade. Ao capturar imagens em ruas movimentadas, é impossível evitar que pessoas apareçam no Street View. Para evitar que elas sejam identificadas nas fotos, o Google utiliza um software que borra os rostos e placas de carro automaticamente. Caso alguém se reconheça ao navegar pelo serviço, existe um link na parte inferior da página que pode ser acessado. Após preencher um
formulário e enviar a solicitação para a empresa, a imagem será removida. No entanto, há quem deseje aparecer a todo o custo no Street View e ir para a posteridade da internet. "Para evitar que estas pessoas fiquem muito excitadas com a exposição, não revelamos por onde o carro vai passar", afirma o diretor do Google. "A única certeza é de que ele irá passar na sua rua uma hora ou outra".